Olá amigos,
O Filme “Guerra ao Terror” foi o grande Vencedor do Oscar 2010, conquistando seis estatuetas, sendo que as mesmas representaram as principais categorias da premiação.
Dirigido por Kathryn Bigelow, ex-mulher de James Cameron ("Avatar"), o filme narra o cotidiano de um esquadrão antibombas do exército norte-americano no Iraque. Escrito pelo jornalista Mark Boal, o longa é baseado em seus próprios relatos da guerra, que presenciou quando esteve no Iraque.
Já o principal concorrente do filme, "Avatar", acabou vencendo apenas em categorias técnicas. O blockbuster em 3D de James Cameron - ex-marido de Bigelow - foi premiado por efeitos visuais, fotografia e direção de arte, o que não me surpreendeu, pois desde os comentários que realizei aqui no blog, deixei bem claro que o filme era muito efeito e conteúdo mediano, além da imaginação exagerada do autor no roteiro e no desenvolvimento do filme.
Outro grande destaque da noite foi a premiação de melhor Ator para o veterano: Jeff Bridges, que foi o protagonista do filme "Coração Louco", no qual interpreta um cantor de música country alcoólatra e fracassado(foi o primeiro Oscar da sua carreira, após diversas indicações)
A Atriz: Sandra Bullock levou de forma bastante merecida pela primeira vez na sua carreira, a estatueta de melhor Atriz pela atuação no Filme “Um Sonho Possível”
Segue abaixo a Lista de vencedores da 82ª edição do Oscar, prêmio distribuído pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood:
- Filme: "Guerra ao Terror".
- Diretor: Kathryn Bigelow ("Guerra ao Terror").
- Ator: Jeff Bridges ("Coração Louco").
- Atriz: Sandra Bullock ("Um Sonho Possível").
- Ator Coadjuvante: Christoph Waltz ("Bastardos Inglórios").
- Atriz Coadjuvante: Mo'Nique ("Preciosa - Uma História de Esperança").
- Filme Estrangeiro: "O Segredo dos Seus Olhos" (Argentina).
- Animação: "Up - Altas Aventuras".
- Roteiro Original: Mark Boal ("Guerra ao Terror").
- Roteiro Adaptado: Geoffrey Fletcher ("Preciosa - Uma História de Esperança").
- Documentário: "The Cove".
- Curta de Animação: "Logorama".
- Documentário de Curta-Metragem: "Music by Prudence".
- Curta-Metragem: "The New Tenants".
- Trilha Sonora Original - "Up - Altas Aventuras".
- Canção Original: "The Weary Kind" ("Coração Louco").
- Direção de Arte: "Avatar".
- Efeitos Visuais: "Avatar".
- Fotografia - "Avatar".
- Edição de Som: "Guerra ao Terror".
- Mixagem de Som: "Guerra ao Terror".
- Maquiagem: "Star Trek".
- Figurino: "The Young Victoria".
- Montagem: "Guerra ao Terror". EFE
Um forte abraço
Adriano Vitória
Salvador, 13 de Março de 2010.
Comentários
Todos os anos, grandes filmes ficam de fora da disputa do Oscar, como o citado "Um Ato de Liberdade" muito elogiado pela crítica especializada.
A premiação de "Guerra ao Terror" de certa forma fez bem ao cinema, pois se o fato ocorresse com "Avatar" um novo conceito de melhor fime seria iniciado, comprometendo totalmente a qualidade das futuras produções que teriam como principal foco, efeitos, efeitos, efeitos... o que deixaria de lado o conteúdo, fator primordial de um grande roteiro.
Um forte abraço