OSCAR 2010!!!!! O FILME "GUERRA AO TERROR" FOI O GRANDE VENCEDOR DO ANO!!!!!














Olá amigos,

O Filme “Guerra ao Terror” foi o grande Vencedor do Oscar 2010, conquistando seis estatuetas, sendo que as mesmas representaram as principais categorias da premiação.

Dirigido por Kathryn Bigelow, ex-mulher de James Cameron ("Avatar"), o filme narra o cotidiano de um esquadrão antibombas do exército norte-americano no Iraque. Escrito pelo jornalista Mark Boal, o longa é baseado em seus próprios relatos da guerra, que presenciou quando esteve no Iraque.

Já o principal concorrente do filme, "Avatar", acabou vencendo apenas em categorias técnicas. O blockbuster em 3D de James Cameron - ex-marido de Bigelow - foi premiado por efeitos visuais, fotografia e direção de arte, o que não me surpreendeu, pois desde os comentários que realizei aqui no blog, deixei bem claro que o filme era muito efeito e conteúdo mediano, além da imaginação exagerada do autor no roteiro e no desenvolvimento do filme.

Outro grande destaque da noite foi a premiação de melhor Ator para o veterano: Jeff Bridges, que foi o protagonista do filme "Coração Louco", no qual interpreta um cantor de música country alcoólatra e fracassado(foi o primeiro Oscar da sua carreira, após diversas indicações)

A Atriz: Sandra Bullock levou de forma bastante merecida pela primeira vez na sua carreira, a estatueta de melhor Atriz pela atuação no Filme “Um Sonho Possível”

Segue abaixo a Lista de vencedores da 82ª edição do Oscar, prêmio distribuído pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood:

- Filme: "Guerra ao Terror".
- Diretor: Kathryn Bigelow ("Guerra ao Terror").
- Ator: Jeff Bridges ("Coração Louco").
- Atriz: Sandra Bullock ("Um Sonho Possível").
- Ator Coadjuvante: Christoph Waltz ("Bastardos Inglórios").
- Atriz Coadjuvante: Mo'Nique ("Preciosa - Uma História de Esperança").
- Filme Estrangeiro: "O Segredo dos Seus Olhos" (Argentina).
- Animação: "Up - Altas Aventuras".
- Roteiro Original: Mark Boal ("Guerra ao Terror").
- Roteiro Adaptado: Geoffrey Fletcher ("Preciosa - Uma História de Esperança").
- Documentário: "The Cove".
- Curta de Animação: "Logorama".
- Documentário de Curta-Metragem: "Music by Prudence".
- Curta-Metragem: "The New Tenants".
- Trilha Sonora Original - "Up - Altas Aventuras".
- Canção Original: "The Weary Kind" ("Coração Louco").
- Direção de Arte: "Avatar".
- Efeitos Visuais: "Avatar".
- Fotografia - "Avatar".
- Edição de Som: "Guerra ao Terror".
- Mixagem de Som: "Guerra ao Terror".
- Maquiagem: "Star Trek".
- Figurino: "The Young Victoria".
- Montagem: "Guerra ao Terror". EFE

Um forte abraço

Adriano Vitória

Salvador, 13 de Março de 2010.

Comentários

Marcelo Magalhães Rebouças disse…
Lamento não ter assistido "Bastardos Inglórios" na tela grande. É aguardar em DVD. Já "Up" também não o vi no cinema mas minha sobrinha o têm em DVD original diga-se de passagem. O resto confesso que não tenho interesse em ver(exceção de "Avatar" que já tinha visto) Muito certo por sinal "Avatar" ganhar os Oscars técnicos mas só mesmo. Um excelente filme do ano passado que passou em branco nas lembranças para a tal grande premiação foi "Um Ato De Liberdade". Já o documentário vencedor eu não vi mas sei que é bastante polêmico ao mostrar as atrocidades dos japoneses para com os golfinhos que habitam uma região da costa japonesa com tradição pesqueira. Por sinal não só golfinhos são massacrados por japoneses, as baleias e mesmo os tubarões tambem são. E eles(os japoneses)são ditos civilizados, são do Primeiro Mundo. No novo Glauber Rocha, recém restaurado pelo Unibanco que deu este presente à cidade revitalizando aquele espaço, assistir a maioria do que me interessava no cinema no ano passado. Entre eles outro belo, fantástico documentário, trata-se de "Home - Nosso Planeta Nossa Casa", tão significante que mesmo após ver-lo o comprei em DVD original. É, até então, o meu único DVD não musical(já que só adquiro de bandas, cantoras) o quê desmostra a relevância dele.
Olá Marcelo,

Todos os anos, grandes filmes ficam de fora da disputa do Oscar, como o citado "Um Ato de Liberdade" muito elogiado pela crítica especializada.

A premiação de "Guerra ao Terror" de certa forma fez bem ao cinema, pois se o fato ocorresse com "Avatar" um novo conceito de melhor fime seria iniciado, comprometendo totalmente a qualidade das futuras produções que teriam como principal foco, efeitos, efeitos, efeitos... o que deixaria de lado o conteúdo, fator primordial de um grande roteiro.

Um forte abraço