O apequenamento e a acomodação dos torcedores baianos ao longo dos anos !!


O apequenamento e a acomodação dos torcedores baianos ao longo dos anos !! por Adriano Vitória

Gol do Sampaio Corrêa, Gol do Paraná, Gol do Santos, Gol do Grêmio, Gol do Inter, Gol do Palmeiras... o difícil é escutar Gol do Vitória e Gol do Bahia... os anos passam e o apequenamento aumenta, pois hoje se comemora mais os gols dos adversários dos rivais do que os gols dos clubes que torcem... Isso vem criando uma acomodação nos torcedores em lutarem por algo maior e uma acomodação conveniente para os seus dirigentes que tem seus péssimos resultados colocados por debaixo do tapete por uma simples derrota do rival em uma partida que não tem nada a ver com a sua... Nesse caso, os dirigentes se divertem com esse mundo
das ilusões dos seus torcedores... A fórmula mágica é muito óbvia: Ganhe um joguinho e torça para o rival perder no dia seguinte, que tudo fica lindo de novo até a próxima derrota e consequentemente o próximo choque de realidade... Com isso, eles vão manipulando os torcedores e empurrando as suas péssimas gestões com a barriga e o futebol baiano não sai do lugar, voltando a cada ano a protagonizar o subsolo do futebol nacional que é brigar para não cair...

Isso é muito pouco para a grandeza dos dois clubes que um dia já foram protagonistas no cenário nacional e que ao longo dos anos vem colecionando todos os tipos de decadência, rebaixamentos, derrotas vexatórias e a eterna luta para se manter na Série A !!

Provocar e brincar com o torcedor adversário faz parte do folclore do futebol, é saudável, divertido, mas isso tem se tornado um ciclo vicioso para os dirigentes dos dois clubes se aproveitarem e desviarem o foco das suas mediocridades !!

Enquanto os torcedores não acordarem e passarem a cobrarem melhorias e protagonismo para os seus clubes, continuaremos sendo chacota nacional, desrespeitados por programas do sul do país e desmoralizados dentro do campo... O futebol baiano segue agonizando em todos os setores e a torcida vivendo de provocações, porém muitos tem o que merecem, pois existe torcedor com todo tipo de perfil: o que pensa pequeno, o que se contenta com qualquer coisa, os politiqueiros, os da cachaça futebol clube, os apaixonados por dirigentes e os apaixonados pelo poder... Essa turma pouco se importa com o crescimento do clube, para eles o que está em jogo são as suas ilusões e os seus projetos pessoais !!

Agora falando exclusivamente para a torcida do Vitória, o verdadeiro torcedor não pode continuar sendo massa de manobra dessa gente e precisa acordar de uma vez por todas, pois em 2018 se teve alguém que ainda gritou por um gol do próprio time além do gol do adversário do seu rival foi o torcedor do Bahia que foi Campeão Baiano, está nas Semifinais da Copa do Nordeste, encaminhado na Copa do Brasil e classificado para a próxima fase da Sul Americana.... Não dá para a torcida continuar se iludindo com resultados secundários dos jogos do seu rival e vendo o clube perder tudo que disputou no ano, além de estar 08 anos sem vencer uma Copa do Nordeste, sendo que em 2018 passou um vexame histórico por ter sido eliminado pelo Sampaio Corrêa !!

Como disse anteriormente, provocar o rival é saudável e folclórico, mas precisamos saber separar as coisas, pois infelizmente a maioria não consegue e depois o choque de realidade acaba sendo maior do que qualquer expectativa, afinal de contas o melhor da provocação é quando temos um time forte ganhando tudo, muito acima do rival, o que não tem acontecido, principalmente nesse ano de 2018, onde perdemos todas as competições que disputamos !!

Não cabe mais nenhum tipo de Apequenamento !! Os que se apequenaram e estão dormindo, ainda podem resgatar o torcedor perdido ao longo dos anos e lutar por um clube forte e competitivo !!

A torcida do Vitória que sempre se destacou por ser esclarecida e por cobrar, precisa resgatar as suas origens, pois sempre foi diferente, com sonhos e perspectivas, o que tornou a imensa nação digna de grandes times e de alegrias compatíveis com o seu tamanho !!

Um forte abraço

Adriano Vitória

Comentários