VIVER A VIDA !!! MAIS UMA NOVELA FINALIZADA DO ESCRITOR MANOEL CARLOS!! DAS SUAS ÚLTIMAS OBRAS FOI A MAIS FRACA, ALÉM DE ESCOLHER MAL A "PROTAGONISTA"
































Olá amigos,

No mês de Setembro de 2009, fiz questão de registrar aqui no Blog, a estréia da novela " Viver a Vida " mais uma novela do gênio da dramaturgia brasileira que se chama: Manoel Carlos!!!!!

Oito meses depois venho registrar o último capítulo da mesma, onde ficou bem claro as mudanças que ocorreram na trama durante todo o período de sua execução devido ao fracasso da personagem que seria a " Protagonista " interpretada pela atriz Taís Araújo.

A tão famosa personagem Helena desta vez não implacou, além de não agradar o público que passou a considerar o papel da atriz Alinne Morais( a Luciana ) como a grande protagonista, o que se concretizou durante toda a novela, além da mesma ter sensibilizado bastante os telespectadores com a sua história de superação, após um acidente que a deixou tetraplégica.

Outro grande destaque da trama foi o Ator Mateus Solano que fez papel duplo interpretando os gêmeos: Miguel e Jorge!!!!! Foi um show a parte, quem não sabia que os papéis eram interpretados pelo mesmo ator, tinha convicção que eram dois atores diferentes, pois a qualidade da interpretação foi a melhor possível, através dos gestos, personalidade, tom de voz e postura.

Voltando ao assunto da "Protagonista" não me recordo de um personagem sair do papel principal direto para o segundo escalão da trama, não tendo direito nem a uma cena básica de destaque no último capítulo, onde o seu filho já apareceu nos braços do namorado, sem ao menos ter colocado um nome na criança....affff... que protagonista foi essa???? não casou, não teve qualquer diálogo para fechar a sua melancólica participação, enquanto o nascimento dos gêmeos da verdadeira protagonista Luciana foi o grande destaque no último capítulo, além do depoimento final do Maestro João Carlos Martins que emocionou bastante com a sua história marcada por várias superações e que mesmo com todos os obstáculos que a vida lhe proporcionou, o mesmo se consagrou na música nacional e internacional.

O Maestro após o depoimento, regeu uma orquestra e coro com a presença de todos do elenco da novela bastante emocionados com a cerimônia de encerramento e pelos objetivos alcançados.

Manoel Carlos como de costume nas suas novelas tratou de temas importantes como a Tetraplagia e Anorexia Alcóolica.

Como falei no título do texto, das novelas mais recentes do consagrado Autor, "Viver a Vida" foi disparada a mais fraca, pois a partir de um determinado momento da trama a mesma foi perdendo o fôlego, além de deixar a impressão que não tinha mais nada de importante para acontecer e que estava sendo esticada para terminar no prazo correto.

Ficou bem claro que muitas coisas interessantes da trama aconteceram de forma rápida, enquanto que outras menos importantes foram se arrastando, deixando o público disperso na reta final, além da péssima escolha da então protagonista que em nenhum momento brilhou e empolgou, colaborando bastante para o desequilíbrio dos setores da novela que engloba o roteiro e a direção.

As belas imagens das paisagens do Rio de Janeiro irão fazer falta, pois nenhum diretor consegue uma fotografia tão fantástica da cidade maravilhosa como Jaime Monjardim, além da linda cidade de Petra que também marcou bastante.

Mesmo com os aspectos negativos da novela citados no texto, deixo aqui registrado os meus Parabéns ao querido escritor Manoel Carlos por mais uma obra realizada na sua linda trajetória.

Um forte abraço

Adriano Vitória

Salvador, 14 de Maio de 2010.

Comentários