OS JOGADORES MEDALHÕES FICARAM EM 2006, POIS A COPA DE 2010 PREVALECERÁ A NOVA GERAÇÃO DO TREINADOR DUNGA!!!!!!
Olá amigos,
Como é tradição em meses que antecedem a Copa do Mundo, vários jogadores que não estão no atual grupo da seleção brasileira, começam a ser cobrados pela grande mídia e por parte dos torcedores.
Na Copa de 2006, vários erros foram cometidos pelo então treinador: Parreira, que convocou diversos jogadores famosos, porém, sem condições físicas e técnicas de disputar a principal competição de futebol do mundo, levando a equipe a um grande fracasso, apresentando um péssimo futebol e sendo eliminada nas quartas-de-final pela seleção da França.
Logo após a grande decepção na Copa da Alemanha, a CBF apresentava Dunga, como novo treinador da seleção brasileira, que até aquele momento nunca tinha exercido a função em nenhuma equipe, pois o que prevalecia naquele momento era a liderança do ex-jogador e capitão do grupo campeão mundial de 94.
O intuito foi recuperar a auto-estima do novos grupo e renovar totalmente a equipe até o próximo mundial a ser disputado na África no ano de 2010, descobrindo novos valores e convocando aqueles que teriam o orgulho de jogar na seleção pentacampeã mundial, independente da fama e sucesso nos seus clubes.
Ao longo destes quase quatro anos de trabalho, o treinador Dunga conseguiu renovar o grupo, sendo Campeão da Copa América em 2007, Copa das Confederações em 2009 e conquistar a primeira colocação nas eliminatórias para a Copa do Mundo 2010, consolidando a classificação com algumas rodadas de antecedência.
Durante todo o período do seu ciclo a frente da seleção, o treinador escutou que deveria sair do comando por não ter competência para conduzir a equipe, escutando críticas de todos os setores da imprensa e dos torcedores, porém, os seus números e títulos o mantiveram firme no comando com bastante prestígio.
Convocar jogadores medalhões do fracasso da Copa de 2006 e que não trabalharam com o treinador durante toda ou maioria da preparação para o próximo mundial a cada dia ficará mais difícil, pois viabilizar o retorno dos mesmos, ficará bem claro que todo o planejamento realizado nos últimos anos não existiu, retornando todo o trabalho á estaca zero, além de perder a confiança que conquistou com todo o grupo que trabalhou desde que assumiu o comando da seleção.
As possibilidades de jogadores como Ronaldo, Roberto Carlos e Ronaldinho Gaúcho irem a Copa, são praticamente nulas, sendo que o terceiro citado vem apresentando atualmente um grande futebol e foi bastante convocado durante a “era” Dunga , porém, o seu rendimento enquanto esteve no grupo foi totalmente abaixo do esperado.
A pressão pela convocação dos jogadores que não estão no grupo será muito forte, mas tenho a certeza que o treinador não abrirá a mão da sua coerência, assim com fez o treinador Felipão na Copa de 2002, onde barrou o jogador Romário e em seguida calou todos os críticos, levando o futebol brasileiro ao quinto título mundial.
Para conquistar o Hexacampeonato Mundial para o Brasil, as prioridades do treinador desde o início do seu trabalho são: Comprometimento, Vontade de vestir a camisa da seleção brasileira, Garra, Determinação e principalmente o interesse coletivo, abrindo mão de qualquer interesse individual.
Por todos os fatores citados no texto e pelas prioridade citadas acima, já podemos ter uma idéia do perfil do jogador que terá chances de estar no grupo e dos motivos que possívelmente deixarão os experientes de fora da disputa do mundial.
Um forte abraço
Adriano Vitória
Salvador, 17 de Fevereiro de 2010.
Comentários